top of page

A importância do estudo da carga térmica para condicionamento ambiental

  • Carmelina Suquere de Moraes
  • 21 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Fonte: https://www.docsity.com/pt/carga-termica-1/4700714/


A carga térmica total de resfriamento de um edifício é a taxa na qual o calor tem que ser retirado para que se mantenha uma temperatura e umidade relativa interna constante dentro de parâmetros aceitáveis para uma dada aplicação em dias críticos de projeto (KARASHIMA, 2006). Para se conhecer qual é a capacidade necessária do condicionador de ar é preciso saber as características do ambiente a ser refrigerado, no qual tem influência o tipo do uso, número de pessoas, a atividade das pessoas, os equipamentos/aparelhos elétricos no seu interior, dentre outros.


O Regulamento (RTQ-C) recomenda que o cálculo da carga térmica seja baseado na ABNT NBR 16401-1/2008 ou na ASHRAE  Handbook of Fundamentals (ASHRAE, 2005). Porém, existe métodos simplificados na literatura nacional que pode ser utilizados com o objetivo de se fazer uma análise preliminar e ter um entendimento das variáveis que influenciam no cálculo da carga térmica, para que se possa realizar a melhor escolha dos aparelhos condicionadores de ar, evitando assim um sobredimencionamento ou até mesmo a perda da qualidade do ar.


Método Negrisoli (1987)

Trata-se de um método simplificado que serve de orientação preliminar para previsão aproximada da potência para os condicionadores de ar.  (NEGRISOLI, 1987). 

Método Creder (2004) - Carga térmica de verão

O procedimento de cálculo para este método  faz simplesmente uma estimativa da carga térmica de verão em função da área do recinto. Utiliza-se constantes extraídas de tabelas, cujos valores dependem da atividade a ser realizada no recinto. Por exemplo, para escritórios de padrão médio a constante vale  462,86 BTU/h por m². (CREDER, 2004).


Método Creder (2004)

Este método determina a quantidade de calor sensível e latente que deve ser retirada ou colocada no recinto, afim de proporcionar as condições de conforto desejadas (CREDER, 2004). O método calcula as cargas térmicas introduzidas no recinto por condução, insolação, dutos, pessoas, equipamentos, infiltração e ventilação.


Cada método apresenta diretrizes de cálculo diferenciados, porém, deve-se salientar que o método 3 (CREDER, 2004) possui procedimento de cálculo análogo a NBR 16401-3/2008, NBR 15220-3/2008, sendo que ambas fazem referência ASHRAE. Ressalta-se que, ao adquirir um condicionador de ar, o morador normalmente não recorre a nenhum profissional para realizar um estudo de carga térmica isto é, para se conhecer qual a capacidade do condicionador de ar necessária para o ambiente a ser refrigerado, e acaba por "confiar" no vendedor, que não possui nenhum aporte técnico nesta escolha, e baseia-se somente a cálculos simplificados que o fabricante fornece.


De fato, não existe muita preocupação por parte do consumidor sobre este aspecto, mas que futuramente será encontrada ao receber a fatura da energia.


Carmelina Suquere





 
 
 

Comentários


bottom of page