top of page

Sustentabilidade x xAutomação

  • Carmelina Suquere de Moraes
  • 21 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

O grande marco do uso da automação foi na revolução industrial, com o uso da tecnologia no processo produtivo em nível econômico e social, iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. A automação foi introduzida a princípio na agricultura, e mais tarde nas indústrias. 


ree


Pinto (2005) aponta em sua apostila sobre instrumentação e automação industrial que a automação só ganhou destaque na sociedade quando o sistema de produção agrário e artesanal transformou-se em industrial. 

Por volta de 1788, James Watt desenvolveu um mecanismo de regulagem do fluxo do vapor em locomotivas. Isto pode ser considerado um dos primeiros sistemas de controle com realimentação e regulador e consistia num eixo vertical com dois braços próximos ao topo, tendo em cada extremidade uma bola pesada. Com isso, a máquina funcionava de modo a se regular sozinha, automaticamente, por meio de um laço de Realimentação. 

A partir de 1870, também a energia elétrica passou a ser utilizada e a estimular indústrias como a do aço, a química e a de máquinas-ferramenta e o setor de transportes progrediu bastante graças à expansão das estradas de ferro e à indústria naval. 

No século XX, a tecnologia da automação passou a contar com computadores, servomecanismos e controladores programáveis. Os computadores são o alicerce de toda a tecnologia da automação contemporânea. 

De fato, a automação não foi vista no primeiro momento a bons olhos pela sociedade de um modo geral, pois a substituição do trabalho humano remetia ao desemprego, fato este que só foi difundido com o passar dos anos e devido à necessidade. Com o advindo da automação, das tecnologias que surgiram após ela não foi possível voltar atrás, com o custo beneficio que qualquer sistema que venha a substituir a força humana, usar racionalmente os recursos e no ganho do tempo, abster-se da automação remete a prejuízo, não apenas do tempo, mas do mercado de uma maneira geral.


Carmelina Suquerê




 
 
 

Comentários


bottom of page